Alfajor vegano

Alfajor veganoAdaptei essa receita basicamente trocando os ingredientes de origem animal por versões veganas. A consistência correta da massa é “firme”, ao ponto de se esfarelar ao morder (e te levando ao delírio!)

Espero que gostem!

 

Ingredientes:

Massa: 1 xícara de margarina; 1 xícara de açúcar; 3 colheres de sopa de lecitina de soja; 2 colheres de chá de essência de baunilha; 1 colher de sopa de raspas de limão; 1 colher de sopa de cachaça ou conhaque; 2 xícaras de farinha de trigo peneirada; 2 xícaras de amido de milho peneirada; 1 colher de sopa de fermento químico em pó; 6 colheres de sopa de leite de soja

Recheio: 1 lata de leite condensado de soja ou doce de leite de soja (veja abaixo); 2 colheres de chá de essência de baunilha.

Cobertura: 300g de chocolate meio amargo sem lactose picado; açúcar de confeiteiro (opcional)

 

Modo de preparo:

Para agilizar, inicie preparando o doce de leite de soja. Coloque uma lata de leite condensado de soja numa panela de pressão, cobrindo-a com água. Leve ao fogo alto e, após “pegar pressão”, mantenha por mais 30 minutos. Obviamente, se já comprou a lata com o doce de leite de soja pronto, pule essa etapa.

Misture a margarina, o açúcar, a lecitina de soja, a cachaça/conhaque, a essência de baunilha e as raspas de limão. Separadamente, misture a farinha, o amido de milho e fermento. Una as duas misturas com a adição do leite de soja até obter uma massa homogênea, sovando-a numa mesa até obter um ponto macio e consistente (que não grude nas mãos). Coloque numa travessa, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, unte duas formas de bolo com margarina.

Acenda seu forno numa temperatura média de 180°C. Utilizando um rolo de macarrão (de preferência de plástico), estique a massa até obter uma altura média de 1 cm, então utilize um copo para cortá-la em círculos, transferindo os círculos para as formas. Cuidado para não deformar os círculos nessa etapa. Deixe ao menos 1 cm de distância entre os círculos por segurança (a massa não crescerá muito mais).

Deixe assando por aproximadamente 15 minutos (tire quando dourar). Enquanto isso, retire o doce de leite da panela de pressão, resfrie a lata com água, transfira o doce a um potinho e misture as duas colheres de essência ao doce de leite. Após retirar os círculos do forno, deixe esfriar um pouco e una-os de dois em dois com o doce de leite, tomando cuidado para não quebrar.

Coloque o chocolate em pedaços numa travessa de vidro e leve ao micro-ondas por 5 minutos em potência baixa (esse valor varia de aparelho para aparelho). Se preferir, faça o processo utilizando banho-maria.

Agora a técnica varia um pouco. Quem fizer pode ter um método melhor que o meu, sendo que a ideia é cobrir totalmente os alfajores de chocolate, evitando desperdício. Eu fiz da seguinte maneira. Peguei novamente as formas de bolo, distribuí os alfajores distantes 1 cm uns dos dos outros, e joguei chocolate em pequenas quantidades da superfície de cada um, distribuindo com o auxílio de uma colher ao longo tanto da superfície como das laterais (um pincel de confeiteiro ajuda também). Então levei à geladeira por 5 minutos, soltei-os da forma e os virei de ponta cabeça, repetindo o processo da superfície que faltava Neste momento, pode-se polvilhar açúcar de confeiteiro na superfície. Leve novamente à geladeira por mais uns 10 minutos. Alguns podem querer mergulhar os alfajores inteiros no chocolate, mas talvez a camada de chocolate fique demasiada grossa, além de desperdiçar mais chocolate.

 

Dicas:

A lecitina de soja é um produto um pouco difícil de achar. Em São Paulo, só encontrei na Rua Santa Rosa. A lecitina de soja substitui, em partes, a utilização dos ovos nas receitas numa proporção de 1 colher de sopa para cada um ovo inteiro substituído. Não cheguei a tentar a fazer a receita sem utilizar a lecitina, mas quem não conseguir encontrar pode arriscar.

Existem algumas marcas de chocolate sem lactose. Nesta eu usei da marca Harald, mas existem outras como Sicao, Calebault, Zeromilk, Melken, Arcor e Chocosoy.

Usei o a lata de leite condensado de soja Soymilke da Olvebra, e o transformei em doce de leite tal como se faz com os produtos com leite de vaca. Opcionalmente, pode-se utilizar diretamente o doce de leite de soja, também da Olvebra, mas é um pouco mais difícil de achar. Desconheço outras marcas que comercializem o leite condensado de soja ou doce de leite de soja. Uma última alternativa é fazer o doce de leite a partir do leite de soja, mas é um processo um pouco demorado.